terça-feira, 7 de maio de 2013

Felicidade em dose dupla: noivas e mães

Maio é inspirador para as mulheres. Mês das mães e das noivas. Para os católicos, ainda, é o mês dedicado a Maria, mãe de Deus. Portanto, durante esse período, falaremos sobre um sonho tipicamente feminino: o do casamento. Mostraremos fotos de noivas e as histórias por trás das imagens. 

Aproveitando que, próximo domingo (11 de maio), é o Dia das Mães, rememoramos duas noivas que tornaram-se mães amorosas e representam muito bem o sentido real da palavra maternidade. 

Uma delas é a minha* mãe, Lourdinha Rocha, que na imagem a seguir está ao lado do meu pai, Joaquim, num dos dias mais importantes de suas vidas. Casaram-se em 1977, no Jati (CE). Apesar de residirem em Salgueiro(PE), a paróquia da cidade estava sem padre e, a ansiedade de um casal apaixonado não podia esperar. Veja quanta emoção: oficializar as juras de amor eterno usando um vestido feito totalmente pela própria mãe (minha avó), que era costureira. Casou-se de vermelho (pela foto ser P&B, é importante citar esse detalhe). Vermelho da cor do amor.  Alguns anos depois nasceram Rafael, Raquel e Rodolfo.


Ela, de vermelho, ao lado do meu pai, usando vestido feito pela própria mãe. Babadinhos e chapéu. 


A outra noiva, é a minha tia, Fátima Valença. Casou-se em 1973, na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro(PE). O noivo: Aníbal Valença, viria a ser, para mim, um tio admirável. Ele, cheio de ideais políticos e sociais de um mundo mais justo. Ela, repleta de feminilidade e sonhos de uma vida plena em família. Adoro contar a história dos dois para os meus amigos. Um amor que suportou a distância, o tempo e o exílio. Pelo que minha tia conta, para o reencontro dos dois, após o casamento, foram muitos os trâmites judiciais e burocráticos, pois ela estava no Brasil e Tio Aníbal estava no recém-instalado estado socialista, em Moçambique, trabalhando como médico. Em Salgueiro nasceu Marcos; em Moçambique, Adriana e em Recife(PE), Juliana. Mais tarde chegariam os netinhos Letícia, Artur e Vinícius.

Adriana casou em 2005 e Juliana em 2010. Herdaram a beleza da mãe e foram noivas igualmente encantadoras. Mãe e filhas são uma boa inspiração para aquelas que desejam passar pela mesma experiência de entrarem de branco, triunfantes, na igreja.

Tia Fátima, em 1973. Nas fotos seguintes, as duas filhas no dia D:


Adriana (2005), mãe de Letícia e Artur.


Juliana (2010), mãe de Vinícius.





*As postagens deste blog são de autoria de Raquel Rocha.

8 comentários :

  1. Que IN-CRÍ-VEL esta homenagem às mães e noivas!
    Dá vontade de voltar aquele tempo das roupas sob medidas e super femininas...
    Ser mulher é realmente uma benção. Parabéns a Baba Yaga

    ResponderExcluir
  2. todas lindas, de uma familia que me encanta a qual faço parte,parabéns a babayaga e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. todas lindas de uma família que admiro, a qual faço parte. parábens babayaga e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Lindas Fátima, Adri e Ju! E mais lindas histórias para contar, que se repetem em cenários diferentes... e viva o amor!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindas Fátima, Adriana e Ju, cheias de muitas histórias que se repetem em cenários diferentes... a base que nunca muda é o amor que movem todas elas! Lindo o post!!!

    ResponderExcluir
  6. Não tinha visto a foto de tia Lourdinha acima! Que lindaaa! Arrasou de vermelho com babados estilo anos 20!!! Linda com chapéu, e seu pai igualmente charmoso para a ocasião! :)

    ResponderExcluir