domingo, 17 de novembro de 2013

Quero ficar no teu corpo feito tatuagem


"Quero ser a cicatriz
Risonha e corrosiva
Marcada a frio
Ferro e fogo
Em carne viva..."
(Tatuagem, Chico Buarque)



As postagens nesse blog sempre me fazem referência a uma música. Chico Buarque inspirou-me dessa vez. Há muito tempo que tenho vontade de fazer uma tatuagem. Vez ou outra estou procurando imagens no google que me inspirem coragem. E, numa dessas pesquisas, tive a ideia de aprofundar o assunto aqui. Primeiramente, conversei com Mariana Leite (M.L) que é casada com um dos proprietários do Rec Ink Tattoo, Freddy Albuquerque. Mari entende bem do assunto porque acompanha sempre Freddy e também porque tem várias tatuagens. Depois, reuni umas fotografias de amigas minhas belas tatuadas. Vou fazendo várias postagens para ficar mais didático e facilitar a leitura. 




Que cuidados, com relação à saúde, higiene, o tatuador deve ter na hora de fazer a tatuagem?

M. L. - Os tatuadores devem usar luvas, máscaras e capotes. As agulhas são descartáveis. Lá no estúdio, até as biqueiras são descartáveis. Mas para quem usa bico de aço cirúrgico tem que ser autoclavado (esterilizado). Esses equipamentos garantem a saúde do cliente e do artista.

O que são biqueiras?

M. L. - Biqueira é como se fosse uma caneta.

Como se estabelecem os preços? É por tempo gasto, por sessão, por tamanho da tatuagem?

M. L. - Por tempo não, mas é variado. A maioria das vezes é por tamanho, mas se uma tattoo é muito grande e o cliente não pode pagar toda de uma vez, ele pode optar por pagar por sessão. O preço mínimo do estúdio é R$ 120,00.

Quais são as tatuagens que mais saem entre as meninas?

M. L. - Flores, símbolos do infinito, frases, estrelas, gatos, coroas, fadinhas, borboletas, desenhos new school...

O que seriam desenhos new school?

M. L. - As tattoos New School tem cores fortes e chamativas. A arte urbana é muito presente em elementos como grafitagens, HQs, Cartoon e Pop-art.

Vocês fazem tatuagem em menores de 18 anos?

M. L. - Não fazemos tatuagem em menores. É muita dor de cabeça. Mesmo que a mãe vá e diga: eu deixo! Não fazemos.


Femininas e tatuadas


Reuni algumas tattoos delicadas e femininas, de amigas minhas, e o que elas dizem sobre o desenho que escolheram:

Lírios - "Significam a vida, pois elas estão brotando
e a coroa é porque minha família é a família Reis."

Daise Vas - Empresária de moda
Recife-PE


@@@@@@@





Sofrosine "Em grego Sophrosyne - etimologicamente significa saudável de mente, auto-controle ou moderação guiados pelo conhecimento e equilíbrio. Poeta romano Juvenal, posteriormente, interpretou sophrosyne como "mens sana in corpore sano" ("uma mente sã num corpo são ")". Rosa do infinito "Vários infinitos". Triquetra "É um simbolo originário das tradições Celtas. Ele representa as três faces da Grande Mãe, a energia criadora do universo: a Virgem, a Mãe e a Anciã. Também representava as estações do ano, que antigamente eram divididas em três fases - primavera, verão e inverno. Era um símbolo muito comum na civilização Celta pelo seu enorme poder de proteção. Foi plagiado pelo cristianismo, para representar a Santíssima Trindade". Milena Evangelista - Jornalista e produtora cultural Recife-PE

@@@@@@@



Coração rendado


"Eu tinha vontade de fazer uma primeira tattoo e não sabia o quê. Queria mostrar algo que eu gostasse ou admirasse.Vendo um livro que tenho de Ronaldo Fraga, estilista, encontrei esse desenho de coração em uma de suas peças. É um coração rendado. Pesquisei e no site havia essa ilustração. Levei a referência para o tatuador. É meio para retratar minha paixão por moda, costura, tecido e também lembra minha mãe, que era costureira, além de ser uma ilustração de um profissional que gosto muito".

Camila Lopes - Jornalista, fotógrafa e produtora de eventos
Recife-PE


@@@@@@@



"Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem..."

(Tatuagem - Chico Buarque)

2 comentários :